29 dezembro 2011


Para garantir o abastecimento de cerca de 11 mil habitantes do município de Luís Gomes, a 442 quilômetros de Natal, a Caern e o Exército brasileiro estão mobilizando nove caminhões-pipa, que realizam quatro viagens por dia a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rafael Fernandes, a 40 quilômetros de distância daquela cidade.

Segundo o gerente da Companhia em Pau dos Ferros, Djalma Viana Neres, o maior desafio nesta operação de atendimento à demanda básica da cidade, desde que o açude Dona Lulu Pinto secou, não é vencer o caminho que separa a fonte alternativa da sede municipal, mas a altitude, pois a cidade que está sendo abastecida emergencialmente, localiza-se a 700 metros acima do nível do mar.

Os caminhões, dois contratados pela Caern e sete do Exército, realizam quatro viagens por dia, transportando oito mil litros de água tratada por viagem. O líquido é colocado em caixas d'água com capacidade para armazenar 10 mil litros cada uma. 

Tribuna do Norte

COMENTÁRIO DO BLOG

O açude Dona Lulu Pinto, principal reservatório de água de Luís Gomes, não dispõe mais do precioso líquido, forçando os cidadãos a dependerem do abastecimento através de carros-pipa ou buscarem outras fontes alternativas, como água mineral e de poços artesianos, que tem comprometido o orçamento de muitas famílias luís-gomenses.

No dia último dia 04 de novembro, a governadora, Rosalba Ciarlini, determinou que a Secretaria dos Recursos Hídricos, através da Caern, encontrasse uma solução, em caráter emergencial, para acabar com a falta de água na aprazível cidade serrana.

Naquela ocasião, ela ordenou que se buscasse uma alternativa rápida para levar água do açude “Saco” de Major Sales para o dona Lulu Pinto, em Luis Gomes, aproveitando o projeto da adutora do Alto Oeste. Até agora, os passos dados têm sido muito lentos. E a governadora é consciente de que a sede não pode esperar

A população do município não pode mais sofrer com a falta d´água”, afirmou a mandatária maior do Rio Grande do Norte.

O prefeito, Dr. Tadeu Nunes, e toda população de Luís Gomes - que não têm mais a quem recorrer, haja vista que já se mobilizaram, à exaustão, em busca de uma solução definitiva para o quadro sombrio junto às autoridades competentes - aguardam com ansiedade que a governadora se sensibilize com essa situação de calamidade e resolva, no menor espaço de tempo possível, esse grave problema que está colocando em risco a vida de milhares de pessoas.

 Prefeito, Dr. Tadeu Nunes, tem buscado apoio da governadora para resolver o grave problema de abastecimento d´água de Luís Gomes
O açude dona Lulu Pinto secou
 Autoridades constituídas e a população de Luís Gomes foram às ruas pedir a construção da Adutora à Governadora, Rosalba Ciarlini
 


Nenhum comentário: